O governo Lula decidiu dispensar a oferta de ajuda que foi oferecida pelo Uruguai a fim de auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apoio havia sido solicitado às autoridades uruguaias por Eduardo Leite, governador do estado, no último sábado (4).